domingo, 9 de novembro de 2008

RELACIONAMENTOS

As vezes sentimos-nos sós no meio a multidão:
Que bom seria se nos perguntássemos:
O que tenho feito de bom aos outros e a mim mesmo?
O que não tenho feito aos outros e a mim mesmo?
O que me leva a achar que sempre o outro é culpado?
O que posso fazer para melhorar meus relacionamentos?
Então, percebemos que antes de nos relacionarmos com os outros, devemos aprender a conhecermos-nos melhor,
ou seja, o auto conhecimento, a capacidade de relacionamento consigo mesmo, a habilidade de administrar meus sentimentos e emoções.
Por acaso eu conheço-me realmente?
O que sei de meus pensamentos, sentimentos e emoções?
Como anda minha auto-estima?
O que posso fazer por mim para ser um pouco mais feliz hoje?
Aí descobrimos que aquilo que Alguém já disse é uma eterna verdade:
Ame ao seu próximo como a si mesmo!
Afinal, como alguém que não se ama pode amar o outro?
O que me impede de me amar?
Se há algo em mim que não gosto, o que me impede de mudar?
Será que o universo é injusto e alguém merece mais do que eu?
Será que Eu, filho de Deus, como herdeiro da criação tenho o direito de negar meu merecimento?Merecemos tudo, inclusive nosso auto-amor.
O sol nasce para todos e talvez a diferença esteja em estarmos atentos para perceber essa maravilha e valorizá-la:
tudo começa em nós.
O que tenho feito para que os outros me queiram bem?
Como tenho agido com meus filhos, marido, amigos, companheiros de trabalho e até mesmo com desconhecidos?
Quando encontro alguém, eu de coração, sorrio e desejo um bom dia?
Eu ouço atentamente o que os outros têm a dizer-me?
Na verdade, aos poucos descobrimos que os outros são nossos espelhos e nos devolvem a luz, as acções e os sentimentos que lhe passamos.
Vamos pensar juntos, pergunte-se:
quando foi a última vez que ajudei alguém sem interesse?
Quando disse: “Eu te amo!”, a alguém?
Tenho respirado fundo e usado a ferramenta do silêncio por dez segundos antes de responder a uma provocação?
Tenho realmente aceito o outro como ele é?
Aos poucos vamos percebendo que tudo na vida depende da forma como vemos as coisas;
que tudo começa e depende de nós;
que recebemos dos outros aquilo que oferecemos;
que um sorriso é mais importante que o dinheiro;
que relacionamentos felizes são aqueles que começam pela nossa atitude;
que ao trazermos tudo isso para nossa vida, nem mesmo numa ilha deserta estaremos sós.

1 comentário:

Liliane disse...

Fico feliz por saber que finalmente conseguiste ver isso tudo... Agora resta saber o q vais fazer em relação a isso!!
E bem verdade que a vida faz com que a nossa forma de a encarar mude, mas nem sempre essa mudança é boa. POr isso Sandra, minha querida amiga, volta, volta rapido, estás perdoada!! ;)
Encontra-te novamente aí no meio da confusão que vai a tua cabeça e volta depressa.Não que não goste desta Sandra, mas a outra é a original... Muito melhor.
Gosto de ti, e tenho saudades.
Beijokas grandes.
Chorona??!! Hum... não faz mal... eu tb sou.. hehe