quinta-feira, 7 de agosto de 2008

ASTROLOGIA CELTA

DESCUBRA A ÁRVORE QUE A PROTEGE

Há outros Zodiacos que não aqueles, a que estamos habituados. O Zodiaco Celta divide o Ano em 13 "signos", cada um associado a uma árvore sagrada. Viage ao tempo dos druidas e saiba em que folhas se escreve a sua vida ...
Grandes observadores da natureza, os Druidas acreditavam que as árvores, espelhavam a personalidade das pessoas ...
Temos muitas qualidades em comum com as árvores; Tenacidade, Harmonia, e capacidade de Resistência ...

BÉTOLA
ÁRVORE - Graciosa mas versátil, servia em tempos para fabricar ferramentas, para fazer berços. Ah, e também era a árvore que dava ... as vassouras ás bruxas. Era a primeira a ganhar folhas depois do Inverno, significando o renascimento e a esperança.
TIPO DE PESSOA - Decedida e ambiciosa. São exigentes com eles e com os outros, não se deixam ir abaixo com facilidade, e tem tendênciapara se tornarem workaholics ... Se se fecharem demasiado, arriscam-se a que o mundo repare nos seus fantasticos dons.
ANIMAL QUE PROTEGE - O cavalo branco, simbolo de um objectivo e de um ideal sem o qual a vida das "Betulas" não faz sentido.
DONS MÁGICOS - esperança e Idealismo.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - Videira e Salgueiro.

SORVEIRA
ÁRVORE - É mais um arbusto, com pequenas flores e frutos vermelhos, que cresce nas montanhas. Não é uma árvore, com que muitos de nós estejamos familiarizados, mas era sagrada para os druidas, que da sua madeira, construiam os cabos das suas foices. Também era o material, com que faziam algumas varinhas de condão. Considerada uma árvore mágica, plantava-se muitas vezes junto ás casas para as proteger contra os maus espiritos.
TIPO DE PESSOA - Idealista, progressiva, com fortes principios humanitarios: isto no seu melhor. No seu pior, são irritáveis e com tendência a amar mais a humanidade, que o seu vizinho do lado. Precisam de encontrar um lado afectivo para onde canalizar a sua poderosa imaginação.
ANIMAL QUE A PROTEGE - O Dragão, que simboliza o fogo da criação.
DONS MÁGICOS - Imaginação e Originalidade.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - Hera e Espinheiro.

FREIXO
ÁRVORE - Era temida pela sua assustadora tendência para "atrair os raios". Acreditava-se que a sua madeira era mágica, e usavam-na para varinhas de condão, lanças, e outros instrumentos especiais. Atenção, meninas; se puserem uma folha de freixodentro do vosso sapato esquerdo, vão encontrar o homem da sua vida (provavelmente o guarda-florestal a ralhar-vos por danificarem a natureza, mas pronto).
TIPO DE PESSOA - Impulsiva, brilhante, adora dar espectáculo: o que é, acima de tudo uma forma de testar a esperteza alheia, porque os "freixos"são na verdade humildes e directos.
ANIMAL QUE A PROTEGE - A Cobra. Não leve já as mãos á cabeça: para os druidas simbolizava a sabedoria e a energia espiritual.
DONS MÁGICOS - Comunicação e Curiosidade.
ÁRVORES COMPATIVÉIS -O Salgueiro e o Junco.

AMIEIRO
ÁRVORE - A sua madeira resistente à água era usada para construir pontes, barcos, jarros ... e instrumentos musicais mágicos. Uma árvore sagrada no mundo dos espiritos, acreditava-se de que era o principio de tudo e reunia as energias masculina e femenina num equilibrio perfeito. Era muito usada para práticas oracularese de advinhação.
TIPO DE PESSOA - Muito bons a gerir crises, são individualistas e apaixonados, e só tem que ter cuidado, com as fúrias bruscas. Como a árvore que os rege, não vêem incompatibilidades nenhuma entre o mundo espiritual e o terra-a-terra.
ANIMAL QUE A PROTEGE - A raposa encarna os dons da diplomacia que, enfim, não são o forte do Amieiro.
DONS MÁGICOS - Intuição e Racionalidade, em doses iguais.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - Amieiro, Espinheiro, Carvalho, e o Videira.


SALGUEIRO
ÁRVORE - Era a árvore da Lua, que simbolizava a energia femenina. Quem tivesse grandes pesos na consciência podia confessar-sea um Salgueiro: o seu segredo seria para sempre guardado. De facto, nunca ninguem soube de nenhum segredo, pela boca de um Salgueiro ...
TIPO DE PESSOA - Intelegente mas emocional, e dada a mudanças de humor. Bons conselheiros, mas reservados, são enigmáticos e eles próprios adoram um bom mistério. Mas, cuidado: têm uma excelente memória, e uma fraquinha capacidade de perdoar...
ANIMAL QUE A PROTEGE - A Lebre, um animal que fazia a ligação entre o mundo dos homense dos espíritos.
DONS MÁGICOS - Sabedoria e Persuasão.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - A Videira e a Hera.

ESPINHEIRO
ÁRVORE - Os seus espinhos ligam-na á protecção, fisica e espiritual. Era uma das três árvores mais mágicas da Irlanda (com o carvalho e o freixo).
Os Druidas acreditavam que as fadas se enrolavam entre os ramos para nos observar.
TIPO DE PESSOA - Confiantes, criativas, com muitos talentos, e a capacidade para se adaptarem bem a qualquer circuntância. São optimistas, têm sentido de humor, e o seu único defeito é serem pouco resistentes á rotina e fartarem-se com facilidade. Quando alguém os enerva cuidado com os espinhos !!
ANIMAL QUE A PROTEGE - O Mocho, simboliza a paciência que tantas vezes falta aos Espinheiros.
DONS MÁGICOS - Inovação e Renovação.
ÁRVORES COMPATIVEIS - O Freixo, e Sorveira.

CARVALHO
ÁRVORE - No top Druida era a mais sagrada das árvores, representando a alma humana, a verdade e a sabedoria. Acreditava-se que as portas de carvalho, tinham poderes especiais, para manter todo o mal do lado de fora.
TIPO DE PESSOA - Sérias, mas optimistas, exigentes, mas generosas, os "carvalhos" adoram correr riscos, mas a parte femenina tem mais facilidade em refrear-se e a utilizar bem a sua enorme energia criativa.
ANIMAL QUE A PROTEGE - A ... Cotovia. Parece um animal muito pequeno para uma personalidade tão grande, mas a cotovia simboliza a humildade que os "carvalhos" devem desenvolver, para não cairem no pecado mortal da vaidade.
DONS MÁGICOS - Energia e Optimismo.
ÁRVORES COMPATIVÉIS -O Freixo, Junco, e a Hera.

AZEVINHO
ÁRVORE - Era tradicionalmente usada para afastar os maus espíritos: era frequente os guerreiros levarem ramos de azevinho nos escudos. As pessoas levavam azevinho para dentro das casas, para as fadas terem onde se abrigar, durante o Inverno: daí talvez a tradição de se pendurar, uma coroa de azevinho na porta durante o Natal.
TIPO DE PESSOA - O tipo de pessoa a quem nós podemos confiar de olhos fechados ... São sempre os membros fundadores de qualquer coisa. Determinados e perfeccionistas, também tendem a ser hipersensíveis: por isso quando eles disserem que querem estar sozinhos, Respeite. Ah, e não os critique em demasiada força, que eles depois amuam. E um "azevinho" aguenta eternidades amuado.
ANIMAL QUE A PROTEGE - O Unicórnio, simbolo da pureza, integridade, e da magia suprema. Pois, não é um animalzinho que possa ter em casa, mas é lindo.
DONS MÁGICOS - Determinação e ... Sensualidade.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - O Freixo.

AVELEIRA
ÁRVORE - Pequena, mas resistente, os seus ramos eram muito usados para descobrir a presença de água no solo. Bastões de aveleira eram o simbolo da autoridade e sabedoria, e acreditava-se que se adquiria propriedades mágicas, se, se comessem algumas avelãs, simbolo da sabedoria.
TIPO DE PESSOA - São intelegentes e artisticos, adoram uma boa discusão (intelectual, claro) e esforçam-se por aprender e por se tornarem mais instruídos. São os mais racional de todos os signos celtas, mas a sua enorme dose de energia emocional tem de ser canalixada para actividades criativas e emocionais, ou arriscam-se a cair na frieza.
ANIMAL QUE A PROTEGE - A Garça, pássaro associado aos mistérios da magia e das verdades mais profundas.
DONS MÁGICOS - Intelegência e energia mental.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - O Espinheiro e Sorveira.

VIDEIRA
ÁRVORE - Precisa de grandes cuidados para se desenvolver e dar fruto. Como se sabe, sempre teve a característica de desatar as linguas e fazer vir a verdade ao de cima. Simboliza a abertura a outro e a ligação entre duas pessoas, principios ou realidades.
TIPO DE PESSOA - parecem uns autoritários exigentes, mas, no fundo são românticos, sensiveis e vulneráveis. Muitissimo observadores, nada lhes escapa. Tem enorme sentido estético, adoram o teatro e a musica. Precisam, acima de tudo, de segurança, e, por isso, não lhes falem em arriscar.
ANIMAL QUE A PROTEGE - O Cisne Branco, simbolo da evolução espiritual que a videira tantas vezes evita.
DONS MÁGICOS - Serenidade e Harmonia.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - O Salgueiro e Aveleira.

HERA
ÁRVORE - O poder de se "agarrar" e criar raízes, tornou-a especial para os Druidas. Era especial para as mulheres, sendo usada em rituais de sorte e fertilidade. Era vista como uma das mais poderosas plantas em toda a natureza e um simbolo de força, determinação e mistério, representando a viagem da alma em direcção ao seu próprio conhecimento.
TIPO DE PESSOA - Um íman: é daquelas que pensa o contrário de toda a gente, mas consegue convencer toda a gente a pensar como ele. Energénicos talentosos e únicos, gostam de aprender sobretudo pela experiência e pelo contacto com outras pessoas.
ANIMAL QUE A PROTEGE - A Borboleta, simboliza a liberdade de restrições alheias.
DONS MÁGICOS - Charme e Generosidade.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - O Carvalho e o Freixo.

JUNCO
ÁRVORE - Embora não a consideremos exatamente uma árvore, os Druidas achavam que o era por causa das suas raízes. Os juncos cortados eram usados para escrever, e vieram a simbolizar a sabedoria e o estudo. Identificado com o mundo submerso, o junco passou a estar ligado aos mistérios da morte. Parecidos com setas apontando para o céu, significavam também a procura, da solução para os problemas, da vida ou da alma.
TIPO DE PESSOA - São aquele tipo de pessoas que quando é preciso, viram o mundo de pernas para o ar. São sobreviventes - complexos, tenazes, andam sempre em linha recta: não cedem, mesmo quando todo o universo, conspira contra eles, e exigem dos outros o mesmo que deles próprios. Único defeito: uns ciúmes loucos do namorado, do filho, do pai, do gato ....
ANIMAL QUE A PROTEGE - O Galgo Branco, associado aos mistérios lunares e á lealdade.
DONS MÁGICOS - A valentia e a resistência, que se completam.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - O Freixo e o Carvalho.

SABUGUEIRO
ARVORE - Demasiado grande para arbusto, demasiado fragilpara árvore ... para sempre entre dois mundos, o sabugueiro unia os homens e deuses através de flautas, feitas da sua madeira demasiado frágil para móveis ou barcos. Também se dizia que uma coroa feita com os seus permitia ao "coroado" ver os espíritos.
TIPO DE PESSOA - Uma luz que ilumina os outros. Sempre em movimento, são geralmente aquelas que se divertem loucamente na juventude, e depois ganham juízo na maturidade. Com uma curiosidade incurável e uma energia inabalável, adoram viajar e aprender.
ANIMAL QUE A PROTEGE - O Corvo, um animal oracular, que representava as crises necessárias ao crescimento.
DONS MÁGICOS - Alegria e Tolerância.
ÁRVORES COMPATIVÉIS - O Freixo e o Azevinho.

4 comentários:

baldocas disse...

Pois é a minha Árvore é o Azevinho, e bate certinha comigo.
Tudo o que menciona é verdade.
Agora tentem vçs e vejam se também bate certo com a vossa personalidade.

bjokas
baldocas

Kris disse...

Hello

A minha arvore é a Sorveira e bate muito certo....

Beijos

Liliane disse...

Tu deves ser é bruxa!!!!
Olha q andava a preparar um post igual a este!!!! hehe
Agora tenho q pensar noutro...

A minha árvore é a Videira!!!

baldocas disse...

Pois é Lila, deves ter mesmo razão, quanto ao facto de ser bruxa, porque não é só fama, desde que me ofereceram uma bruxa .... Já começo acreditar que o sou mesmo .... Mas olha que esta brinadeira levou dois dias a fazer ....

bjokas
baldocas